TLC


Um pouco da nossa História.

Era uma vez, um padre americano que tinha uma ideia na cabeça, trabalhar num lugar onde tudo fosse difícil e desenvolver um apostolado para formar pessoas conscientes da importância de participar de maneira cristã da transformação da sociedade.

Transcorria o ano de 1967. Em Vila Brandina, na cidade de Campinas (SP), padre Haroldo Rahn encontrou o lugar que procurava. E ali nascia o curso de TLC – Treinamento de Liderança Cristã.

Em sua estrutura, o TLC se assemelhava muito ao Cursilho de Cristandade, com algumas práticas dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, da Congregação Mariana, da Legião de Maria e da Ação Católica. O grupo não esqueceu os documentos do Concílio Vaticano II, nem da Sagrada Escritura.

A história do TLC de Curitiba, confunde-se um pouco com a caminhada de nossas comunidades, seus serviços, louvores, pedidos e numa busca constante deste Cristo Paz, Cristo Amor.

O Movimento teve sua semente lançada por um casal que veio de Rio Negro, para morar na Comunidade Nossa Senhora do Rocio, o Rui e a Zezé, como eram conhecidos carinhosamente.

Após desenvolverem um trabalho na comunidade com jovens e adolescentes, motivou-os a participar do retiro do TLC que era realizado em Rio Negro.

A partir desse momento o grupo de TLCistas em Curitiba começou a crescer, assim como a ideia de realizar o retiro aqui em nossa cidade.

Com as bênçãos do Senhor, nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 1990, no Seminário Coração de Jesus, em São José dos Pinhais, aconteceu o 1º TLC de Curitiba, com muita dificuldade, mas também com muito amor e cheio de frutos abundantes.

Ao longo desses anos todos, a grande preocupação daqueles que conduziram os destinos do Movimento foi manter a sua contemporaneidade. Constantes encontros de reflexão foram realizados com esse objetivo. No entanto, a espinha dorsal do curso ainda é a mesma de quando foi criado.

Suas fases, distintas mais interligadas entre si, levam o cursista, em primeiro lugar, a auto-reflexão, proporcionando a oportunidade para um encontro consigo mesmo; a segunda fase propicia um encontro pessoal com a figura ímpar e marcante de Jesus Cristo e a terceira e última o leva ao encontro do irmão.

Como se diz amiúde nos cursos do TLC, “TUDO ESTÁ PREVISTO!!!!”.

E além do mais TLC não se explica, vive-se.

O primeiro TLC realizado no setor Colombo, foi no ano 2000, nos dias 08,09 e 10 de setembro.

No ano de 2013, o setor Colombo viu a necessidade de ampliação e a coordenação geral, juntamente com os articuladores do setor optaram por ampliar o setor Colombo, ficando assim com os setores Colombo I e Colombo II.

No ano de 2014, foram realizados os primeiros retiros depois da ampliação do setor, o TLC 134º (Colombo I) e o TLC 141º (Colombo II).

A Paróquia Santa Teresinha, juntamente com todas as suas comunidades, está inserida no Setor Colombo II, do qual ainda fazem parte as paróquias Paróquia Sagrada Família (Colombo – Vila Guarani), Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Colônia Faria), Paróquia Maria Mãe da Igreja (Bairro Alto), Paróquia São João Bosco (Bairro Alto), Paróquia Santa Bertila (Bairro Alto), Paróquia Madalena Sofia (Bairro Alto), Capela Maria Imaculada (Atuba), Paróquia São João Batista (Tingui), Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Tarumã) e Paróquia São Francisco de Assis (Tunas).

SEMPRE MAIS ALTO!

Objetivo:

Evangelizar proporcionando uma experiência do amor e a graça de Deus, que desperte líderes para trabalhar na construção do Reino de Deus.

Dentre os nossos valores estão a UNIDADE, o COMPROMETIMENTO, a ALEGRIA, o AMOR e a ESPIRITUALIDADE.

Articuladores:  

Fabiano Mores 9915-5956

Márcio Lima 8816-5630

 

Secretários:

Isabele Taschini 9642-4294

Wanderley 9900-3433

Weslley Roberto 8816-8496

 

Representantes paroquiais:

Isabele Taschini 9642-4294

Weslley Roberto 8816-8496

Email: secretariacolombo2@gmail.com

 

O QUE É O MINI-TLC?

É um retiro para adolescentes de 13 a 16 anos (Minis) que tem como objetivo formar jovens líderes unidos em Cristo.

Chama-se Mini TLC por ser um Retiro para adolescentes (mini) do movimento Treinamento de Liderança Cristã (TLC).

Uma das características deste retiro é que é organizado por TLCistas, Minicistas e Alunocistas que são protagonistas desta história.

O início de uma nova História…

Após o Congresso Nacional do TLC, realizado na cidade de Botucatu/SP, em meados de 1997, alguns representantes do TLC que lá estiveram voltaram com algumas propostas para o Movimento de Curitiba. Entre estas propostas estava a de realizar um curso de TLC para adolescentes. Esta já era uma necessidade para que o movimento pudesse atender a formação dos jovens de forma preventiva. O intuito foi de proporcionar ao adolescente um protagonismo para que pudesse refletir sobre sua vida sem tomar alguns atalhos que pudesse deixar marcas negativas.

O primeiro Mini TLC teve total apoio da Comunidade de Rondinha e contou com a presença do Pe. Toninho. O trabalho foi tão intenso que a notícia se espalhou e muitos outros adolescentes quiseram fazer o Mini TLC.

Em 2000, o TLC de Curitiba se expandiu e possibilitou o contato com muitos outros grupos de jovens que tinham integrantes com a idade entre 13 e 16 anos.

Hoje temos a graça de olhar para esta linda história e ver que este movimento pode proporcionar reflexões importantes nas vidas dos adolescentes. Ainda temos muito o que realizar com esta juventude, mas temos certeza que estamos no caminho com a graça de Deus e de Nossa Senhora de Guadalupe.

O que é o TLC Escolar?

É um retiro para qualquer jovem que esteja matriculado em escola pública, e com a ídade superior a 15 anos, por isso chamamos de “alunocistas”.

O Retiro tem como objetivo formar Jovens Líderes Unidos em Cristo que estão nas Escolas de Curitiba.

Muitos destes jovens têm sua primeira experiência Cristã neste Retiro. Por tudo isso que chama-se: TLC Escolar.

Uma das características deste Retiro é a União entre os TLCistas, Minicistas e Alunocistas na organização que são novamente os protagonistas desta história.

Outra é levar o primeiro anúncio de Cristo a jovens que muitas vezes ainda não pratica religião alguma.

Um Novo Desafio Para o Movimento.

No final de 2006, alguns TLCistas que atuavam na área de educação sentiram a necessidade de proporcionar aos alunos de escola pública uma experiência Cristã. Então desenvolveram um projeto que foi apresentado e aprovado pela Coordenação Geral do Movimento.

No início de 2007 a proposta foi apresentada no retiro de líderes aos demais TLCistas do movimento. Em novembro de 2007 foi realizado no Seminário Vicentinos Nossa Senhora das Graças – Orleans, contou com a participação de 44 alunocistas. Este projeto nasceu no Setor CIC e hoje se estende a todos os Setores do Movimento.

Em 2009, a estrutura do retiro foi reformulada e ganhou uma cara nova e identidade própria. Assim com o novo formato, se realizou o 2º TLC Escolar com 70 alunocistas de 14 escolas da região.

Além de seu objetivo maior que é a evangelização de jovens alunos, busca uma parceria com a sociedade e as escolas, proporcionando que o aluno possa refletir sobre sua realidade (das escolas, comunidade, bairro) e proporcionar mudanças onde há esta convivência.

Desta proposta, já nasceram dois Grupos de Jovens que se encontram nas Escolas e uma Banda de Louvor com integrantes do 2º TLC Escolar.

No TLC Escolar é marcante a busca para desenvolver nos jovens alunos a importância do espírito cristão na busca pela paz social e cidadania.