Comunidade São José

Por: RUBENS GALVAO RIBEIRO MARTINS


Rua Piraí do Sul, n.º 449, Vila São José, Colombo-PR-Brasil

Site: www.comunidadesaojose.org.br

E-mail: contato@comunidadesaojose.org.br

Facebook: Comunidade São José

Coordenador CAEC
Alírio
Telefone (41) 3666-7986
Coordenadora CCP
Maria José
Telefone (41) 99624-8614

HORÁRIO DAS MISSAS E CELEBRAÇÕES:

Missas e Celebrações:
7h30 – Todos os Domingos.
20h – Todos os Sábados.

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:
20h – todas Quarta-feiras.

Terço dos Homens:
20h – todas Sexta-feiras.

Apostolado da Oração:
20h – primeira Sexta-feira do mês.

Adoração ao Santíssimo:
20h – última Quinta-feira do mês.

 

HISTÓRIA DA COMUNIDADE:

Capela São José

Data de Fundação: 21/07/1993.

Os primeiros da Comunidade:
José Correia Filho, Sebastiana da Silva, Rita Ferreira, Oravio Aparecido Correia, Juvêncio Martins dos Santos, Vilma Gonçalves dos Santos, João Inácio Vieira, Flaviano Vieira da Silva, Rosane Pereira, Argemiro Félix, Benedito Custódio, Noildo Pereira Alves, Noeli Clara Marczakski, Maria Vanir dos Santos, Maria Ivonete de Souza Santos, João Carlos sare, Virginia Reis Vieira, eva maria Rei Vieira, Julia Bernardo, maria José Custódio, Nilza Ap. Correia, salvador de França, Joelma de França, Valdirene F. Macha de França, Sueli Ferreira da Silva, Valdinal Almeida Chagas, Juarez Antônio Pereira, Ademir Galdino da Silva, Luiz Carlos Mateus, Maria de Fátima Mateus. No princípio foi uma batalha grande, pois a comunidade que estava nascendo necessitava de muito apoio. A força maior que a comunidade tinha era com o pároco Padre Antônio, que deu a ideia de promover uma rifa com indo valiosos prêmios: um carro, uma linha telefônica, uma televisão, uma geladeira e um aparelho de som. Toda a comunidade se empenhou na venda da mesma, inclusive as comunidades vizinhas que também estavam se formando. Todo o dinheiro arrecadado foi dividido entre as comunidades em formação. A comunidade São José conseguiu dois terrenos em uma boa localidade, escolhidos pelo pároco Padre Antônio e as lideranças da comunidade. Aproximadamente oito após a data de fundação da comunidade. Já no ano de 1994 no mês de março, nas vésperas do dia do padroeiro, o pároco Pe. antônio celebrou a 1ª missa no terreno adquirido. Foi uma missa campal. Toda a comunidade se reuniu em volta de um altar improvisado em meio ao gramado. E nesse mesmo dia foi plantado o cruzeiro da comunidade, a partir dai iniciou a batalha para construir uma capela de madeira, até conseguir uma maior, construída em alvenaria.

O porque da escolha do nome da capela:

A escolha do nome do padroeiro foi a parte mais fácil, pelo fato do bairro se chamar vila São José. O padre Antônio sugeriu como padroeiro o Santo São José, as lideranças presentes atacaram a sugestão, e a comunidade assim foi batizada: COMUNIDADE SÃO JOSÉ.

Pastorais existentes na época:

Catequese, liturgia, grupos de reflexão, capelinhas, dízimo, pastoral do batismo, pastoral da família, pastoral da juventude e adolescentes, o ministério e a comissão de execução. E todas as lideranças reunidas forma-se conselho comunitário, onde são tomadas decisões para andamento da comunidade.

Resumo da história da capela:

Depois da conquista do terreno, a capela de madeira já construída com as pastorais trabalhando, iniciou-se outra grande luta para construção da nova capela. Foram realizados vários eventos e festividades para a arrecadação de fundos para a obra. Após alguns anos de trabalho enfim a comunidade conseguiu dinheiro suficiente para comprar uma estrutura pré-montada, pois segundo o conselho ficaria mais em conta. A partir dai iniciou-se o mutirão para serviço da construção. A princípio foi difícil despertar na comunidade a necessidade de construir. Graças a Deus hoje a doação de mão-de-obra é gratificante. A comunidade se organizou em escala para dividir o peso da batalha. A cada final de semana um grupo diferente de pessoas executam o serviço, o mesmo providencia também o almoço para operários do dia. Hoje o serviço está um pouco adiantado, a capela de madeira já não suporta mais o número de fiéis na comunidade. Esperamos em breve poder concluir a nova capela e acolher toda a comunidade que cresce gradativamente. Esperamos também colher muito mais frutos desta sementinha que um dia o Padre Antônio plantou na Vila São José.