Por: admin
Rua Isidoro Gaida, 32. Jardim Guarujá, Colombo-PR-Brasil
Facebook: Facebook Comunidade Santo Antonio
E-mail: stantonio@teresinhadelisieux.com.br
Dia do padroeiro – 13 de junho.
Coordenadora CAEC |
Laurinete (tia Preta) |
Telefone (41) 3666-3090 / 99977-7533 |
Coordenadora CCP |
Martha |
Telefone (41) 99784-7530 |
HISTÓRIA
A história da comunidade teve seu início em 1982, a partir de uma conversa entre duas amigas, Maria Aparecida e Joana. Maria Aparecida, vinda de outra comunidade já formada, sentia falta do trabalho que participava. Conversando com sua amiga como poderiam formar uma comunidade no Jardim Guarujá, Joana e Maria Aparecida foram conversar com o Pe. Nilo. Ele orientou para que convidassem outras pessoas e marcassem uma missa. A mesma foi celebrada em 7 de abril de 1983, na residência do casal Anestor e Nilva. Após a missa houve uma reunião onde saíram o nome das pessoas responsáveis pela comunidade.
Na primeira reunião da comissão, o então pároco Pe. Jones sugeriu o nome de Santo Antônio para o Centro Comunitário, que foi aceito com muito carinho, as palavras do Pe. Jones foram as seguintes: “Ser esta comunidade pequena, Santo Antônio irá multiplica-la.”
No dia 13 de Junho do mesmo ano, houve uma segunda missa na casa da senhora Maria Carolina Kohns, em louvor a Santo Antônio e com a benção dos pães, que foram repartidos às famílias.
Passou a ser realizada uma missa ao mês, sendo no terceiro sábado, às 20:00 horas, essas missas eram celebradas nas casas.
A comissão foi à prefeitura conversar com o prefeito João Chemim a possiblidade da doação de um terreno para a comunidade construir um centro comunitário para fins sociais, tais como: creche, trabalho para senhoras e outros. Foi realizada então a doação de uma área em nome da Mitra Arquidiocesana de Curitiba. Iniciou-se a construção do salão e deu início à catequese e as missas passaram a ser realizadas no local
Em 27 de Março de 1993, foi realizada a primeira reunião para formar a comissão para a construção da capela, sendo que o pároco Pe. Antônio deu início reunião colocando a necessidade da capela na comunidade. Essa comissão deu início a documentação da capela e a construção do alicerce.
Em 13 de Junho de 1994, foi dado o início a construção da capela, o Pe. Ari José Soga colocou a pedra fundamental.
Muitos anos de catequese, missões, celebrações da eucaristia e da palavra nas casas dos fiéis e depois nas dependências da antiga creche, onde hoje funciona o Centro de Convivência da Pessoa Idosa. E os tradicionais terços em honra e louvor a Santo Antônio.
Após motivação do pároco Pe. Marcos Leite Azevedo a toda comunidade, o ano de 2007 foi um marco histórico para a comunidade, no dia 13 de Junho foi a inauguração da Capela e Entronização do Sacrário na capela, com uma belíssima missa, presidida pelo Bispo Dom Dirceu Vergini, junto com os padres Ari José Soga, Hildo Ferrarini, Marcos Leite Azevedo e Amilton Manoel da Silva, todas da congregação da Paixão de Jesus Cristo – Passionistas.
Com o passar dos anos e o trabalho mútuo de todos, aos poucos a construção capela foi tomando forma.
Hoje, a capela encontra-se praticamente pronta, muitos padres e lideranças já passaram pela história da Comunidade Santo Antônio. Muitos momentos importantes, marcantes e felizes foram vivenciados em nossa comunidade. Fruto de um trabalho intenso e oração de todos que desejavam celebrar a boa nova de Cristo Ressuscitado.
Obs: em caso de alteração ou inclusão de informação nesta página, lideres da comunidade deve entrar em contato com a Pascom – Pastoral da Comunicação desta Paróquia.